Casa Artigos [Vídeo] Populares vandalizam carrinha de produtos nesta Sexta-Feira na Estrada da Samba
ArtigosSociedade

[Vídeo] Populares vandalizam carrinha de produtos nesta Sexta-Feira na Estrada da Samba

Compartilhar
Compartilhar

Circula nas redes sociais, com maior destaque no WhatsApp, um vídeo onde se observa um grupo de populares a vandalizar uma carrinha carregada com produtos diversos. Na legenda que acompanha a gravação, é alegado que o incidente ocorreu na manhã de sexta-feira, 8 de Agosto de 2025, na Estrada Direita da Samba, em Luanda.

A equipa do Verifica.ao analisou o conteúdo e concluiu que a alegação é falsa.

Após uma pesquisa inversa de vídeo e análise das informações disponíveis nas redes sociais, foi possível localizar a mesma gravação publicada pela primeira vez a 29 de Julho de 2025, numa página informativa do Facebook. O vídeo em causa surgiu no segundo dia da paralisação dos taxistas, que teve lugar entre os dias 28 e 30 de Julho, e foi amplamente partilhado em diferentes plataformas digitais. O referido vídeo também foi encontrado na página do criador de conteúdos Dangershooter35, no mesmo periodo de tempo.

Além disso, testemunhas ouvidas no vídeo e comentários de internautas apontam que o incidente ocorreu, de facto, na Estrada Direita da Samba, confirmando o local, mas não a data mencionada na alegação que voltou a circular.

Contexto da paralisação dos taxistas

A paralisação de três dias — 28, 29 e 30 de Julho — foi organizada por diversas associações de taxistas, entre as quais a ANATA, como forma de protesto contra a detenção do seu vice-presidente. Durante este período, registaram-se vários episódios de desordem pública, incluindo vandalizações a lojas, armazéns e veículos em diversos pontos da cidade de Luanda.

As autoridades confirmaram que vários indivíduos aproveitaram o ambiente de instabilidade para cometer actos de pilhagem e destruição de propriedade privada. A situação levou ao reforço da presença policial em zonas sensíveis da capital.

Conclusão: A informação de que o vídeo foi gravado hoje (8 de Agosto) é falsa. A gravação já circulava desde o final de Julho e está relacionada com os eventos ocorridos durante a paralisação dos taxistas, especificamente a 29 de Julho.

Fique atento ao Verifica.ao. Estamos aqui para combater a desinformação e garantir que todos tenham acesso a conteúdos verificados, fiáveis e baseados em factos. Não partilhe informações sem antes confirmar a sua veracidade.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados
ArtigosPolíticaSociedade

Adriano Sapiñala: “MPLA não tinha generais antes das negociações dos Acordos de Alvor”

Nos últimos dias, reacendeu-se nas redes sociais um debate sobre a existência...

ArtigosPolíticaSociedade

Norberto Garcia: “Eu fui absolvido de todos os seis crimes no caso Burla Tailandesa”

Recentemente, durante um debate de ideias promovido pela plataforma XAA, sob o...

ArtigosSociedade

BFA está a oferecer prémios em dinheiro em inquéritos e campanhas online

Tem circulado nas redes sociais e em grupos de WhatsApp uma publicação...