O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi eleito, esta quinta-feira, o novo Papa da Igreja Católica e assumiu o nome de “Leão XIV”.
Robert Francis Prevost, eleito pelos 133 cardeais reunidos, no segundo dia do conclave, em Roma, na Itália, é o primeiro norte-americano a ser eleito Papa.
Horas depois da sua nomeação, surgiram publicações com fotos a afirmar que o recém-eleito Papa Leão XIV (nome adotado pelo cardeal norte-americano Robert Francis Prevost) teria estado em Angola, mais concretamente no bairro Precol, em Luanda. As mensagens são acompanhadas de imagens do pontífice em solo africano.
A verificação:
A equipa do Verifica.ao analisou a alegação e confirmou que é falsa. O atual Papa, de facto, já esteve em África, mas não em Angola. A sua visita ocorreu em 2009, na República Democrática do Congo (RDC), quando ainda era Sacerdote Geral da Ordem de Santo Agostinho.
Naquela ocasião, esteve em Kinshasa, capital da RDC, para abençoar e inaugurar os edifícios da Universidade de Saint Augustine, localizada na 18ª Rue, no bairro Limete. A informação foi confirmada pela Rádio Maria de Kinshasa, uma emissora católica de referência no país.
A informação de que o Papa Leão XIV já esteve em Angola é falsa. O pontífice visitou a República Democrática do Congo em 2009, mas não há registos da sua passagem por território angolano.
Mantenha-se alerta contra a desinformação!
Sempre que vir uma notícia duvidosa, consulte o Verifica.ao. Estamos aqui para garantir que tem acesso a informações verificadas, precisas e confiáveis.
Deixe um comentário