Circulam nas redes sociais, plataformas informativas e grupos de WhatsApp informações segundo as quais o ex-presidente do Movimento dos Estudantes Angolanos (MEA), Francisco Teixeira, que recentemente cessou funções na organização estudantil, seria o cabeça de lista do partido PADDA-AP nas Eleições Gerais de 2027.

De acordo com a alegação, a informação teria sido avançada pelo próprio presidente do PADDA-AP, Alexandre Sebastião André, no âmbito do Congresso Ordinário do partido, previsto para março de 2026, onde poderiam ser oficializadas mudanças internas e a integração de Francisco Teixeira como reforço político, no quadro de uma aposta na juventude e em reformas estruturais.
Paralelamente, também circularam rumores de que Francisco Teixeira estaria prestes a ser apresentado como novo Secretário Nacional da Juventude do PRA-JA Servir Angola, alegadamente a convite do seu líder, Dr. Abel Chivukuvuku, como parte de uma estratégia de renovação e mobilização juvenil.

A equipa do Verifica.ao investigou e concluiu que essas informações são falsas.
O que dizem os factos
Em entrevista à Rádio Correio da Kianda, Francisco Teixeira desmentiu categoricamente as informações que o associam, neste momento, a qualquer partido político.
Em declarações àquela estação emissora, o antigo líder estudantil afirmou que as notícias que circulam nas redes sociais não passam de especulações, esclarecendo que não está filiado nem oficialmente vinculado a nenhum partido político.
“Tenho propostas políticas, mas estamos a avaliar qual é a melhor proposta”, afirmou Francisco Teixeira, quando questionado pelo Correio da Kianda.
O activista confirmou que tem recebido abordagens de diferentes forças políticas, mas sublinhou que nenhuma decisão foi tomada até ao momento.
Contexto recente
Francisco Teixeira deixou a presidência do Movimento dos Estudantes Angolanos (MEA) no final da III Assembleia Geral da organização, tendo manifestado disponibilidade para partilhar a sua experiência com a nova direcção eleita.
No mesmo encontro, Simão Formiga foi eleito novo presidente do MEA com 86 votos a favor, num evento realizado entre os dias 3 e 4 de Fevereiro, na Casa da Juventude, no município de Viana, que contou com a participação de cerca de 150 delegados provenientes de várias províncias do país.
Conclusão
Não é verdade que Francisco Teixeira seja, neste momento, cabeça de lista do PADDA-AP, dirigente juvenil do PRA-JA Servir Angola, ou que esteja oficialmente integrado em qualquer partido político. O próprio visado desmentiu publicamente essas alegações.
O Verifica.ao reforça o apelo à cidadania para que confirme sempre as informações antes de as partilhar. Continue atento ao Verifica.ao, a plataforma criada para combater a desinformação e garantir que os cidadãos tenham acesso a informações precisas, confiáveis e verificadas.
Deixe um comentário