Circula nas redes sociais, e foi também partilhada pelo activista Francisco Teixeira, uma fotografia que mostra uma moageira dentro de uma sala de aula, alegadamente no município da Matala, província da Huíla. A publicação sugere que actualmente crianças estariam a estudar em condições extremamente precárias, com equipamento industrial instalado no interior da sala.
A imagem gerou forte indignação entre internautas, que denunciaram o que consideraram ser um exemplo grave de abandono do sector da Educação.
A equipa do Verifica.ao investigou e concluiu que a informação é falsa.
O que apurou o Verifica.ao?
Após análise, foi possível confirmar que a fotografia não é recente. A imagem em causa data do ano de 2023 e foi originalmente partilhada no dia 1 de Maio de 2023 pelo activista e escritor Mwene Vunongue, e não corresponde à situação actual das salas de aula na Matala.

De acordo com o próprio autor da publicação original, a moageira já foi retirada da sala de aula, precisamente na sequência da repercussão gerada pela divulgação da imagem à época.
Esclarecimento das autoridades locais
Em nota oficial, a Direcção Municipal da Educação da Matala esclareceu que, embora reconheça a existência de algumas salas de aulas improvisadas no município, a imagem que está a circular actualmente constitui fake news, por não retratar a realidade presente.
A Direcção acrescenta ainda que:
-
A situação ilustrada na fotografia já não existe;
-
Os cidadãos são convidados a verificar a realidade no terreno (“in loco”), durante o período diurno, para constatarem as condições actuais;
-
A Administração Municipal da Matala tem, na sua carteira de projectos, um plano para eliminar progressivamente as salas de aulas improvisadas nos próximos anos.
Conclusão do Verifica.ao
FALSO
-
A fotografia não é recente;
-
A moageira já foi retirada da sala de aula;
-
A imagem está a ser reutilizada fora de contexto para induzir o público em erro.
Fique atento ao Verifica.ao
Estamos aqui para combater a desinformação e garantir que os cidadãos tenham acesso a informações precisas, confiáveis e verificadas. Antes de partilhar imagens ou denúncias, confirme sempre a data, a fonte e o contexto.
Deixe um comentário