Casa Artigos João Lourenço viajará à Rússia a 9 de Maio dias depois de chegar ao país
ArtigosInternacionalPolítica

João Lourenço viajará à Rússia a 9 de Maio dias depois de chegar ao país

Compartilhar
Compartilhar

Nos últimos dias, vários portais informativos e publicações nas redes sociais alegaram que o Presidente da República, João Lourenço, irá viajar para Moscovo no próximo dia 9 de Maio, depois de ter realizado um ciclo extenso de visitas oficiais aos Estados Unidos, Egipto e Índia.

A alegada viagem tem gerado polémica entre os internautas, que criticam a frequência das deslocações presidenciais, questionando a sua necessidade e os custos envolvidos. Mas será verdade que João Lourenço embarcará para a Rússia apenas dias após regressar ao país?

O que se sabe?

A equipa do Verifica.ao analisou o caso e concluiu que a informação é inconclusiva.

De facto, João Lourenço foi convidado a visitar Moscovo a 9 de Maio de 2025, a convite do Presidente russo, Vladimir Putin, conforme afirmou o embaixador da Rússia em Angola, Vladimir Tararov, após uma audiência com o Chefe de Estado angolano. A visita está relacionada com as comemorações do Dia da Vitória sobre o fascismo, que marca o fim da II Guerra Mundial na Europa.

Na ocasião, o embaixador revelou que o Presidente angolano aceitou o convite com agrado, sublinhando a importância histórica e diplomática da presença de Angola num evento que a Rússia reserva aos seus aliados estratégicos.

Mas a viagem está confirmada para este ano?

Até ao momento, não há qualquer confirmação oficial por parte do Governo angolano de que João Lourenço participará no evento já em 2025. Com o regresso recente do Presidente ao país (no passado dia 4 de Maio), após um período de intensa agenda internacional, é improvável que uma nova viagem seja realizada imediatamente, sem qualquer anúncio prévio por canais oficiais.

O CIPRA (Centro de Imprensa da Presidência da República de Angola), principal órgão de comunicação institucional do Executivo, não divulgou qualquer nota sobre esta possível viagem. O mesmo se verifica na página oficial da Presidência da República de Angola.

Importa ter em conta…

A diplomacia presidencial frequentemente inclui convites formais e confirmações protocolares feitas com bastante antecedência. Contudo, a divulgação pública de datas e destinos pode ser estratégica, sendo comum que informações sobre viagens internacionais de chefes de Estado sejam mantidas sob sigilo por questões de segurança e logística.

Além disso, é prática comum, no âmbito das relações exteriores, que a representação de Angola em eventos internacionais seja feita por outros altos dirigentes, como o Ministro das Relações Exteriores, Téte António, ou o embaixador angolano na Rússia, caso o Presidente não se desloque pessoalmente.

Conclusão

Apesar do convite oficial e da intenção manifestada anteriormente, não existem elementos suficientes que confirmem a viagem do Presidente João Lourenço à Rússia no próximo dia 9 de Maio. Por isso, o Verifica.ao classifica esta informação como INCONCLUSIVA.

Reforçamos o apelo aos cidadãos para que se mantenham atentos e consultem fontes credíveis antes de partilhar informações sensíveis. O Verifica.ao está comprometido com o combate à desinformação, garantindo que todos tenham acesso a dados verificados, fiáveis e contextualizados.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados
ArtigosSaúdeSociedade

[Vídeo] Absorventes estão contaminados e causaram mortes de várias mulheres

Nos últimos dias, tem circulado no WhatsApp e no TikTok um vídeo...

ArtigosPolítica

Naice Zulu: “UNITA recebe 3 mil milhões de kwanzas por ano provenientes do OGE”

Nesta Segunda-Feira(20), circulou nas redes sociais uma publicação feita pelo rapper e...

ArtigosPolítica

Partido Liberal afirma que “manterá a UNITA na oposição por mais de 50 anos”

Nos últimos dias, tem circulado nas redes sociais e em diversas plataformas...

ArtigosSociedade

Polícia Nacional está a efectuar “recrutamento geral” para ingresso de novos efectivos

Nos últimos dias, tem circulado nas redes sociais e em diversos grupos...