Na sequência da eliminação da selecção nacional de Angola do apuramento ao Mundial 2026, realizado nos Estados Unidos, Canadá e México, começaram a circular nas redes sociais e em grupos de WhatsApp alegações de que o médio Florentino Luís, ex-Benfica e actualmente no Burnley, teria finalmente aceitado representar os Palancas Negras.
Segundo a versão partilhada, o jornal português Bola na Rede teria publicado no dia 4 de Setembro, às 15h30, uma suposta declaração do jogador onde este afirmava: “É o momento de representar a minha nação e orgulhar a minha família e o meu povo que tanto pediu a minha presença na selecção angolana de futebol.”
O que está a ser partilhado
-
Que Florentino Luís decidiu jogar pela selecção de Angola;
-
Que a notícia teria sido publicada pelo jornal Bola na Rede no dia 4 de Setembro;
-
Que o jogador fez uma declaração pública a confirmar a decisão.
O que foi verificado
A equipa do Verifica.ao analisou a informação e concluiu que é falsa.
-
A última notícia publicada pelo Bola na Rede sobre Florentino Luís é datada de 1 de Setembro, e diz respeito apenas à sua transferência para o Burnley, por empréstimo do Benfica com opção de compra.
-
Não existe qualquer artigo no referido jornal a anunciar uma decisão do jogador de representar a selecção angolana.
-
Contactada pelo Verifica.ao, fonte oficial da Federação Angolana de Futebol (FAF) esclareceu que não existe qualquer confirmação sobre a integração de Florentino Luís nos Palancas Negras.
O seleccionador nacional, Pedro Gonçalves, também já se pronunciou em ocasiões anteriores: “Ao longo dos últimos anos convidámos o Florentino a juntar-se a nós. De forma educada, transmitiu que precisava de tempo para amadurecer a decisão. Desde então, nada evoluiu. Portanto, neste momento, essa informação não tem qualquer fundamento. Vamos ver o que o futuro nos reserva.”
Conclusão
A alegação de que Florentino Luís decidiu representar os Palancas Negras é falsa. O jogador continua sem confirmar essa possibilidade e a FAF garante que não houve qualquer evolução no processo.
O Verifica.ao relembra: esteja atento ao que partilha. A nossa missão é combater a desinformação e garantir que todos têm acesso a informação precisa, fiável e verificada.
Deixe um comentário