Circula nas redes sociais, e tem gerado intensos debates, uma publicação feita pelo deputado português André Ventura na rede social Twitter (atualmente X), onde afirma que “mais de 50 angolanos que viajaram a Portugal para apoiar o Presidente João Lourenço, frente ao Parlamento, estão desaparecidos e não querem voltar a Luanda”.
Segundo o político, a informação teria origem numa publicação feita pela plataforma NSISA Reflexões, gerida pelo activista social Jerónimo Nsisa.
Verificação: Enganosa
A equipa do Verifica.ao analisou os factos e concluiu que a informação é enganosa. Apesar de amplamente difundida, a alegação não está sustentada por provas concretas, nem confirmada por fontes oficiais ou independentes.
Tentativas de contacto feitas pelo Verifica.ao a Jerónimo Nsisa, responsável pela plataforma onde a história foi inicialmente divulgada, não resultaram em esclarecimentos adicionais. Nsisa informou repetidamente que estava indisponível para comentar.
Por outro lado, em contacto com o Secretário para Informação e Propaganda do MPLA, Esteves Hilário, foi-nos comunicado que a alegação “não corresponde à verdade”, esclarecendo que “nenhum grupo organizado saiu de Luanda para Lisboa com o objectivo de apoiar o Presidente João Lourenço”.
“Se tivesse acontecido, a Embaixada de Portugal – e não a de Angola – teria registado um aumento de pedidos de visto com ligação ao MPLA, o que não se verificou”, afirmou o dirigente partidário.
Faltam provas
Até ao momento, não há qualquer registo oficial, reportagem jornalística fiável ou comunicado consular que confirme o desaparecimento de 50 cidadãos angolanos em Portugal ligados ao referido evento.
A alegação, embora grave, não está sustentada por documentação, testemunhos verificados ou dados públicos que permitam validar a sua veracidade.
Conclusão
Enganosa – A afirmação feita por André Ventura, baseada em conteúdo publicado por uma plataforma sem provas verificáveis, não é apoiada por fontes credíveis ou evidência concreta. A divulgação deste tipo de informação, sem verificação prévia, pode induzir o público em erro e criar alarme social injustificado.
Fique atento ao Verifica.ao
O Verifica.ao está aqui para combater a desinformação e assegurar que todos tenham acesso a informações verificadas, credíveis e responsáveis.
Antes de partilhar ou comentar publicações virais, verifique os factos connosco.
Siga o Verifica.ao nas redes sociais e partilhe apenas o que é verdade.
Deixe um comentário