Está a circular nas redes sociais e grupos de WhatsApp a alegação de que, por orientação do Presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Moniz Silva, alguns atletas estariam a ser impedidos de receber casas, carros, os 10 milhões de kwanzas da Unitel e os 25 milhões do BAI, prémios esses dados pela conquista da última edição do Afrobasket.

A equipa do Verifica.ao investigou e concluiu que a informação é falsa.
O que está a ser dito
-
Atletas estariam a ser bloqueados pela FAB de receberem prémios atribuídos por patrocinadores.
-
Entre os benefícios mencionados estariam casas, viaturas e prémios monetários de 10 milhões Kz (Unitel) e 25 milhões Kz (BAI).
O que foi verificado
-
Em declarações à nossa redacção, Moniz Silva, Presidente da FAB, negou categoricamente a alegação:
“Nós não interferimos e nem temos nada a ver com isso. É impossível dizer ao BAI ou à Unitel para não pagar o jogador A ou B. Isso é impossível.”
-
O dirigente esclareceu ainda que:
-
Todos os carros já foram entregues. Nos casos em que não foram entregues diretamente aos jogadores, estes indicaram por escrito os beneficiários, e a concessionária entregou conforme as instruções.
-
Relativamente aos prémios monetários, o BAI recebeu a lista dos 12 jogadores convocados e da equipa técnica, incluindo os respetivos números de conta, e os valores já foram pagos diretamente pelo banco.
-
A intervenção da FAB limitou-se apenas a auxiliar na identificação das contas dos atletas, não tendo qualquer papel no processo de distribuição dos prémios.
-
Sobre as casas, Moniz Silva explicou que os atletas estão a tratar da documentação necessária e que a FAB apenas irá remeter o dossier ao Instituto Nacional de Habitação, conforme os procedimentos normais.
-
Conclusão
A alegação de que a Federação Angolana de Basquetebol, através do seu Presidente Moniz Silva, estaria a impedir jogadores de receber casas, carros e prémios monetários atribuídos pela Unitel e pelo BAI é falsa. Os prémios foram entregues diretamente pelas entidades responsáveis, sem qualquer interferência da FAB.
O Verifica.ao alerta: antes de partilhar informações deste género, confirme sempre a sua veracidade em fontes credíveis. Estamos aqui para combater a desinformação e assegurar que todos tenham acesso a informação precisa, confiável e verificada.
Deixe um comentário