Circula nas redes sociais e em vários grupos de WhatsApp a alegação de que a ANATA (Associação Nacional dos Taxistas de Angola) irá paralisar os serviços de táxi em todo o país novamente, mas desta vez entre os dias 11 e 17 de Agosto, em protesto pela prisão do seu Vice-Presidente, Rodrigo Catimba.
A referida informação também foi partilhada pelo activista social Águia Real.
O Verifica.ao analisou a veracidade da informação e confirma que se trata de uma notícia falsa.
O que está a ser dito
A mensagem amplamente partilhada cita um alegado comunicado da ANATA, no qual se afirma que a detenção do Vice-Presidente da associação seria “uma afronta directa ao direito à organização, à manifestação e à dignidade de milhares de profissionais” e que, caso o mesmo não seja libertado até ao dia 8 de Agosto, os táxistas parariam o país entre 11 e 17 de Agosto.
O que foi verificado
A equipa do Verifica.ao consultou os dois principais e únicos canais oficiais da ANATA nas redes sociais — ambos no Facebook (ANATA-TV e Associação Nova Aliança dos Taxistas de Angola ANATA ) — e não encontrou qualquer publicação com esse conteúdo. O post mais recente, com cerca de um dia, apenas refere que “os taxistas da província de Luanda estão com o Presidente da Associação e juntos vamos libertar o nosso vice-presidente”, sem qualquer apelo à greve ou paralisação nacional.
Já a vários dias atrás, decorrente da greve dos táxistas de 28 a 30 de Julho, a própria ANATA publicou recentemente um aviso oficial, alertando para a circulação de informações falsas:
“Pessoas de má-fé insistem em confundir a opinião pública sobre a nossa instituição. Apelamos que toda a informação que vincule a ANATA deve ser consultada nos nossos canais oficiais. O resto é aproveitamento político.”
Este posicionamento reforça a necessidade de prudência por parte dos cidadãos, especialmente quando confrontados com mensagens sem fonte ou verificabilidade.
De informar que segundo o presidente da Associação Nacional dos Taxistas de Angola (ANATA), Francisco Paciência (via Platina Line), o vice-presidente da associação, Rodrigo Catimba, foi detido na quinta-feira, 31 de Julho, na província de Benguela, por efectivos do Serviço de Investigação Criminal (SIC).
Conclusão
FALSO – Não existe qualquer greve oficialmente marcada pela ANATA entre os dias 11 e 17 de Agosto. A informação em circulação não foi publicada nos canais oficiais da associação e que alerta para tentativas de desinformação e manipulação pública.
Fique atento ao Verifica.ao
O Verifica.ao está comprometido com o combate à desinformação e a promoção de uma sociedade mais bem informada.
A partilha de conteúdos não verificados contribui para o alarme social e para a instabilidade.
Antes de partilhar, confirme a fonte.
Acompanhe o Verifica.ao nas redes sociais e fique sempre informado com base em factos verificados, fontes confiáveis e rigor jornalístico.
Estamos aqui para garantir que a verdade prevaleça.
Deixe um comentário