Está a circular nas redes sociais e em diversos grupos do WhatsApp uma mensagem que alega que o “processamento salarial se encontra temporariamente suspenso por tempo indeterminado”. A alegada suspensão, segundo a mensagem, dever-se-ia à paralisação do serviço de táxi na cidade de Luanda e às manifestações ocorridas nos dias 28 e 29 de Julho.
A equipa do Verifica.ao analisou os factos e concluiu que a informação é falsa.
O que verificámos
Em comunicado oficial, o Ministério das Finanças (MINFIN) esclareceu que não há qualquer suspensão no processamento salarial e que a mensagem que está a ser amplamente difundida não tem qualquer fundamento.
“Esclarecemos que o processamento salarial decorre com normalidade, sem qualquer interrupção ou previsão de suspensão”, refere o comunicado a que o Verifica.ao teve acesso.
A nota acrescenta que a informação “constitui um acto de desinformação grave, com potencial para gerar alarme injustificado entre os funcionários públicos e prejudicar a confiança nas instituições do Estado”.
O Ministério apela ainda a todos os cidadãos para que consultem apenas os canais oficiais do Governo e evitem partilhar mensagens de origem duvidosa ou não confirmada.
Contexto: manifestações e paralisação de táxistas
Nos últimos dois dias, 28 e 29 de Julho, registaram-se manifestações e paralisações por parte de operadores de táxi em Luanda o que originou um nível assombroso de vandalismo em lojas, bancos e outros, sobretudo nas zonas periféricas. De informar que os táxitas protestam contra a subida do preço dos combustíveis, dificuldades operacionais, medidas policiais e condições de trabalho, o que provocou constrangimentos na mobilidade da população, incluindo atrasos no acesso ao trabalho e às escolas.
Contudo, não há qualquer ligação entre estes protestos e o funcionamento do sistema de pagamento salarial do Estado. A equipa do Verifica.ao notou que não houve nenhum comunicado oficial do Governo indicando a existência de perturbações na actividade administrativa relacionada com a folha de salários.
Conclusão
FALSA – A informação de que o processamento salarial foi suspenso devido à paralisação dos taxistas e manifestações em Luanda não é verdadeira. O Ministério das Finanças confirmou que tudo decorre normalmente e que se trata de uma notícia falsa que visa causar alarme injustificado.
Esteja atento ao Verifica.ao
O Verifica.ao está comprometido em combater a desinformação e garantir que a população tenha acesso a informação verificada, precisa e de fontes fidedignas.
Antes de partilhar qualquer conteúdo, confirme a sua veracidade.
Siga o Verifica.ao nas redes sociais e continue a apoiar o jornalismo de verificação de factos.
Deixe um comentário